Greta Garbo e Estocolmo - infância e juventude


Hoje dediquei meu dia a Greta Garbo. A estrela de Hollywood passou sua infância toda num apartamento de um cômodo no número 32 da Blekingegatan, em Södermalm. Em 1981 o antigo prédio deu lugar a um outro:



Meu guia de viagens diz que no local há uma placa em sua homenagem, mas a única (homenagem e placa) que encontrei foi o menu do restaurante que hoje funciona no endereço. 



A 10 metros dali, na esquina da Blekingegatan com a Tjurebergsgatan há um monumento de bronze dedicado à estrela. Confesso que fiquei como uma tonta, procurando por alguns segundos, sem encontrar, a tal estátua. Ela é menor do que eu imaginava, e está fixada na parede do prédio da esquina.

Detalhe da placa:


Agora, o que a placa diz eu não faço ideia... Não conheço nada da língua sueca... :/


A jovem Greta trabalhou como atendente e modelo de catálogos da PUB, uma loja de departamentos da Suécia e estudou drama na Kungliga Dramatiska Teatern. Foi após o filme do diretor Mauritz Stiller, “Gösta Berlings saga”, de 1924, que Hollywood abriu-lhe as portas.


Veja também o outro post a respeito da estrela Sueca, "Greta Garbo e Estocolmo - morte", que mostra o lindo cemitério onde a estrela está enterrada, Patrimônio da Humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!